"Um Estudo em Rosa" (2010) — Sherlock
![]() |
| Cena de "Sherlock" (Divulgação ) e lugares em Londres onde "Um Estudo em Rosa" foi filmado (Fran Mateus). |
Um Estudo em Rosa: Resumo do episódio
Um Estudo em Rosa (A Study in Pink, 1ª temporada, 1º episódio) é primeira história da série televisiva Sherlock (BBC) e foi inspirada no primeiro romance policial do escritor escocês Arthur Conan Doyle, sobre a dupla Sherlock Holmes e Dr. Watson, intitulado Um Estudo em Vermelho (1887).
Apesar da inspiração, existe uma diferença muito clara entre os "dois estudos": o primeiro caso resolvido pelo Sherlock Holmes interpretado por Benedict Cumberbatch acontece na Londres do século XXI, enquanto que a aventura original, idealizada por Doyle, foi ambientada no tempo do escritor: a Londres Vitoriana, do século XIX.
Diferenças à parte, as similaridades com a história original são muitas e estão presentes ao longo do episódio. Tal como acontece na literatura, o consultor-detetive é apresentado ao Dr. John Watson (Martin Freeman) através de um conhecido em comum, Mike Stamford (David Nellist). Em seguida, Holmes e Watson não só passam a dividir o aluguel do 221B Baker Street como começam a trabalhar juntos no caso apresentado pelo inspetor Lestrade (Rupert Graves, de Sra. Dalloway).
Para ambientar este e outros episódios da série, a produção usou locações tanto de Londres, na Inglaterra, como de Cardiff, no País de Gales. Confira algumas delas.
Um Estudo em Rosa: Locações em Londres e em Cardiff
Russell Square
Esta é a praça onde o Dr. Watson reencontra Mike Stamford, seu colega dos tempos do Hospital St. Bartholomew (Metrô Russel Square).
Na literatura, esse encontro acontece no bar do restaurante Criterion, em Piccadilly, local datado de 1873.
Hospital St. Bartholomew's
É neste hospital onde se encontra o laboratório de química em que Stamford apresenta Dr. Watson a Sherlock Holmes, tanto da literatura como na série de tevê. Esse também é o local de trabalho de Molly Hooper (Louise Brealey), uma jovem apaixonada por Sherlock Holmes, que só a vê como amiga (West Smithfield; metrô Barbican).
187 North Gower Street
O imóvel que ocupa este endereço, próximo da estação de trens e metrô Euston, se passa pelo 221B Baker Street, onde Sherlock, Watson e a Sra. Hudson (Una Stubbs) moram nas histórias de Conan Doyle (Metrô Euston Square).
O seu interior da famosa residência, visto nos episódios da série, foi criado no antigo Upper Boat Studios, localizado em Cardiff .
Speedy´s Cafe
Este café e restaurante é anexo à propriedade da Sra. Hudson e está presente em todas as temporadas da série (187 North Gower Street; metrô Euston Square).
É nele onde os fãs da série Sherlock relaxam, se abastecem com lanches e admiram as fotos dos personagens da série expostas nas paredes, quando visitam a residência televisiva de Holmes e Watson (eu fiz isso também).
Tapas Brindisa
O restaurante mexicano onde Sherlock e John Watson se escondem para aguardar pela chegada do vilão da história existe e fica no 46 da Broadwick Street, no bairro do SoHo (Metrô Oxford Circus).
Lexington St
Esta é a rua que fica de frente para o Tapas Brindisa, que se passa pela Northumberland Street no episódio, pois foi o ponto de encontro de Holmes e John com o serial killer (Metrô Oxford Circus).
No entanto, no episódio, quando Holmes e Watson abordam o passageiro do táxi que para ali, os personagens estão numa rua de Cardiff. Por isso, quem for visitar este endereço londrino perceberá diferenças entre o que foi dito pelo personagem e o que foi mostrado no tela.
