"Um Dia em Nova York" (1949): musical turístico com Kelly e Sinatra

 

"Um Dia em Nova York" (1949), com Gene Kelly e Frank Sinatra
Pôster e cenas do clássico Um Dia em Nova York, com Gene Kelly e Frank Sinatra encabeçando o elenco de atores que também cantam e dançam. (Créditos: MGM).

Um Dia em Nova York: resumo do filme com Gene Kelly e Frank Sinatra

No clássico Um Dia em Nova York (1949, On The Town), o navio trazendo os marinheiros Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin) atraca em Nova York, onde o trio terá um dia de folga. Querendo aproveitar cada minuto na cidade, os rapazes tentam excursionar pelo máximo de lugares turísticos da Big Apple. De bônus, eles ainda conhecem três garotas que deixam o tour muito mais aventuroso e interessante: a Miss Catraca Ivy (Vera-Ellen), a taxista Hildy (Betty Garrett) e a antropologista Claire (Ann Miller).

Um Dia em Nova York: Alguns lugares visitados no filme

Brooklyn Bridge

Logo que deixam o Brooklyn Navy Yard, onde o navio ficou atracado, os rapazes cruzam a ponte do bairro em direção a Downtown. Nas primeiras horas do tour, eles conseguem visitar Wall Street, Little Italy e Chinatown; pegar um barco para a Estátua da Liberdade; conhecer a Washington Square e desbravar o Central Park no lombo de cavalos e de bicicletas.

Observation Deck, no Rockefeller Center

Os jovens sobem até o Observation Deck, no topo do Rockefeller, e se encantam com uma jovem vestida de vermelho. Depois, no térreo, eles fazem o número musical do "New York! New York! It 's A helluva town ...” (algo como "Nova York! Nova York! É uma cidade incrível! ...") aos pés da estátua de Prometheus. Eles conseguem a proeza de visitarem todas essas atrações até às 9:30 da manhã, e Chip (o personagem mais turista do grupo) diz que eles ainda não viram nada.

Metrô na Times Square-42nd Street

Gabey se apaixona pela Miss Catraca do mês e, por coincidência, a encontra, posando para uma sessão fotográfica, na estação de metrô mais movimentada de Manhattan: a da Times Square com a 42nd Street. O marinheiro perde a jovem de vista, mas decide que irá reencontrá-la de qualquer jeito, antes de embarcar de novo.

Empire State Building

Os rapazes se separam, teoricamente, para procurarem por Ivy, pois Chip quer mesmo é fazer turismo, e Ozzie, aproveitar os minutos que tem com Claire (eles até dão um passeio pelo American Museum of Natural History — AMNH). Eles marcam de se encontrarem às 20:30, no topo do Empire State. De lá, eles seguem com suas garotas para uma noitada pelos clubes da cidade; num deles, Ivy deixa Gabi e vai cumprir um compromisso profissional.

Coney Island

Obviamente, um filme com três rapazes em Nova York tem seus momentos de aventura. Depois de um pequeno incidente, Gabey e sua trupe seguem, a toda velocidade, para Coney Island à procura de Ivy; detalhe: com a polícia local na cola deles. No filme, esse complexo de diversões à beira mar e o AMNH foram recriados nos estúdios californianos da Metro-Goldwyn-Mayer (ou MGM para os íntimos e para a Amazon, que o adquiriu em 2022). 

Na vida real, Coney Island é uma excelente opção para se encerrar qualquer tour por Nova York.  E é o que os marinheiros e suas garotas fazem. Se desejar, confira as principais atrações deste mix de parque e praia no post do filme Roda Gigante (2017), ambientado lá.

Um Dia em Nova York: Comentários

Gene Kelly estava incansável quando gravou Um Dia em Nova York. O homem não só atuou, cantou e dançou como ainda dividiu a direção do filme com Stanley Donen

No IMDb, este filme é classificado como musical clássico, comédia, musical e romance. Eu adicionaria o gênero "turístico" 😉.

Um alerta: na vida real, um passeio como aconteceu neste filme só seria possível num daqueles ônibus turísticos Hop On - Hop Off, sem descer em parada alguma; ou então, entrando e saindo de metrôs, sem aproveitar quase nada do passeio. 

Recentemente, Woody Allen roteirizou e dirigiu o seu Um Dia de Chuva em Nova York (2019). Apesar do título inspirador, de protagonistas jovens no elenco e passeios pela cidade, a história é bem diferente.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Viagem de Cinema: "Central do Brasil" (1998)

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Terra Estrangeira" (1995)

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)

Lugares dos filmes de Woody Allen que fecharam as portas

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

"Por Aqui e Por Ali" (2015) em uma caminhada pela Trilha dos Apalaches

Woody Allen e seus 7 melhores filmes