Woody Allen na Europa: "Para Roma, Com Amor" (2012)
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Pôster do filme Para Roma, Com Amor (crédito: Perdido Productions) e locações em Roma (fotos: Fran Mateus) |
Para Roma, Com Amor: o filme
Reza a lenda que Roma — a Cidade Eterna — é cheia de histórias, particularmente as do clássico italiano Decamerão (1353), de Giovanni Boccaccio, e isso inspirou Woody Allen a nos ‘contar’ quatro delas em Para Roma, Com Amor (To Rome, With Love, 2012). Diferentes entre si, elas se conectam por providenciarem quatro oportunidades para darmos muitas risadas com aqueles tipos neuróticos que Allen sabe criar como ninguém.
Como o passeio pela Roma de Woody Allen é abrangente e mereceria um guia de viagens inteirinho dedicado ao filme, eu deixo aqui, pelo menos, algumas dicas das principais locações mostradas na tela. Aproveite para conhecê-las, ou revê-las, numa próxima viagem à Itália.
Para Roma, Com Amor: as locações
Piazza Venezia
A história começa com uma panorâmica desta bonita praça e narração de um guarda de trânsito. Logo, conhecemos a americana Hayley (Alison Pill, que trabalhou com Allen em Meia-Noite em Paris) e o romano Michelangelo (Flavio Parenti). Entre um passeio até a Fontana de Trevi e outros lugares interessantes, eles se apaixonam e ficam noivos, o que leva os pais da garota Jerry (Woody Allen) e Phyllis (Judy Davis, parceira de Allen nos filmes Maridos e Esposas e Celebridades), a viajarem até Roma para conhecerem o rapaz e sua família. Detalhe: o pai do rapaz é dono de uma casa funerária, o que significa muita diversão quando ele, um manuseador de caixões e formol, e o neurótico Jerry se conhecem.
Piazza di Popolo
Os recém-casados Antonio (Alessandro Tiberi) e Milly (Alessandra Mastronardi) chegam na capital italiana pela estação Roma Termini, com o desejo de se estabelecerem por lá e a ajuda dos parentes influentes do rapaz. Só que as coisas começam a dar errado quando Milly se perde pelas ruas da cidade e Antônio é abordado, por engano, pela prostituta de luxo Anna (Penélope Cruz, de Vicky Cristina Barcelona). Numa das cenas que acompanham Milly, ela está pedindo informações da circular Piazza di Popolo, que, no passado, teve os seus bares frequentados por Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini.
Trastevere
John Foy (Alec Baldwin) é um bem-sucedido arquiteto americano que morou na Via dei Neofiti, no bairro de Trastevere, nos tempos de estudante. Ao voltar ao local, 30 anos depois, ele é reconhecido por Jack (Jesse Eisenberg), seu alter-ego numa versão mais jovem, e decide aconselhá-lo a não cometer os mesmos erros que ele, como deixar a namorada, Sally (Greta Gerwig), pela atriz e volúvel, Monica (Ellen Page). Piazza di Santa Maria
Coliseu
Jack faz uma visita ao Coliseu, para mostrá-lo a Monica, e comenta: “É incrível o Coliseu ainda estar de pé depois de milhares de anos. Temos que trocar os azulejos do banheiro a cada 6 meses”. Uma fala típica de um roteiro de Woody Allen.
Via Vittorio Veneto
Roberto Benigni, um ator que é a cara dos tipos neuróticos e palhaços criados por Allen, dá vida a Leopoldo Pisanello, um cidadão comum, de classe média, confiável, agradável e previsível, que se vê, da noite para o dia, transformado em estrela da tevê local. Pisanello reclama de ter a sua vida vasculhada pelos paparazzi, mas quando os 15 minutos de fama acabam, ele sente falta do assédio e vai derramar suas lágrimas na Via Veneto, numa bela homenagem a Fellini.
Piazza di Spagna
Woody encerra seu filme na praça mais famosa de Roma (e imortalizada, na década de 1950, numa cena entre Audrey Hepburn e Gregory Peck, em A Princesa e o Plebeu). Ele mostra a linda igreja francesa Trinità dei Monti, no topo da colina, desce a câmera pela escadaria do século XVIII e finaliza a cena com a His San Orchestra numa performance de um clássico da canção italiana, “Nel blu dipinto di blu (Volare)”.
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