"Nebraska" (2013): road movie entre Billings e Lincoln
![]() |
| Pôster e cenas do filme Nebraska (2013), de Alexander Payne (Divulgação). |
Nebraska: O filme
A história de Nebraska (2013) é sobre a recuperação da dignidade de um homem idoso, Woody Grant (Bruce Dern, de O Grande Gatsby), que se envolveu com bebidas desde jovem e, por conta dos seus apagões alcóolicos, não acompanhou o crescimento dos filhos, Ross (Bob Odenkirk) e David (Will Forte).
Apesar do alcoolismo, o Sr. Grant é um homem bom, do tipo que acredita nas demais pessoas e não sabe dizer não para elas. Infelizmente, muita gente tira proveito disso.
Um dia, o idoso recebe uma daquelas malas diretas que informam que o receptor ganhou US$1 milhão. Acreditando no conteúdo da mensagem, ele coloca a carta no bolso e decide ir, à pé, de sua cidade, Billings, no Estado de Montana, até Lincoln, em Nebraska, para receber o tal prêmio. Porém, no caminho, ele é interceptado pela polícia e devolvido à família.
A esposa de Woody, a Sra. Kate Grant (June Squibb), e Ross, o filho mais velho, cansados das bebedeiras do idoso, negam-se a apoiá-lo no que consideram uma loucura e ameaçam interná-lo num asilo. Isso só não acontece porque David, ao ver que o pai não desiste da ideia e querendo passar um pouco de tempo com ele, decide levá-lo de carro até Lincoln, para que ele tire, de vez, o assunto da cabeça.
Por conta de um acidente com Woody, em Rapid City, David decide parar em Hawthorne, cidade natal do pai, para que ele possa se recuperar na casa dos tios Ray (Rance Howard) e Martha (Mary Louise Wilson). Ali, eles aguardam Kate, Ross e os tios — irmãos de Woody — para um almoço em família.
Não demora para que a notícia de que Woody ganhou um prêmio e, agora, é milionário, se espalhe pela pequena cidade. Logo, os interesseiros também aparecem, incluindo Ed Pegram (Stacy Keach), um ex-sócio do Sr. Grant, um tipo detestável que, no passado, tirou proveito dos negócios com uma oficina de ambos e ficou com um compressor do Sr. Grant, sem nunca devolvê-lo.
A Sra. Grant chega de ônibus e diz ao filho e marido que quer ir ao cemitério para prestar as homenagens aos pais de Woody e irmãos dele já mortos. Tem uma cena hilária neste local, feita quando ela vê o túmulo de um tal de Keith White, um rapaz que quis namorar com ela, mas era chato pois só falava de trigo.
Enquanto estão em Hawthorne, David conhece um pouco do passado do pai com a Sra. Peg Nagy (Angela McEwan). Antiga namorada do Sr. Grant, a mulher conta ao rapaz que Woody teve uma juventude difícil, principalmente, depois da Guerra da Coreia, e que, por ser um homem bom, era sempre enganado pelos outros. O filho passa a compreender o pai um pouco mais e a admirá-lo.
Outra coisa que David também descobre, ainda na cidade, é que seu pai quer o dinheiro do prêmio para comprar uma caminhonete e um compressor e deixar o restante para ele e Ross, como uma forma de compensá-los por ter sido tão ausente.
Na manhã seguinte, pai e filho rumam para Lincoln, onde, finalmente, Woody é informado de que não tem nenhum prêmio para receber e ganha um boné como prêmio de consolação. Ao ver seu pai cabisbaixo, David realiza três ações simples, mas certeiras, para devolver a dignidade do seu velho, antes de voltarem para Montana.
O final deste filme é tocante, sem ser piegas. Certamente, um dos mais belos que assisti.
Nebraska: Locações na rota Billings-Lincoln
![]() |
| A rota entre Billings (Montana) e Lincoln (Nebraska), feita por Woody e David, no filme "Nebraska". |
Billings, Montana
A viagem entre pai e filho começa em Billings, no Estado de Montana, onde eles moram, e toma o rumo de Lincoln, em Nebraska, onde fica o escritório da empresa CMP, a remetente da carta premiada.
Monte Rushmore, Dakota do Sul
Do ponto de vista turístico, o ponto alto do filme é a parada dos dois homens em Keystone, para conferir a escultura com os rostos dos ex-presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, de autoria de Gutzon Borglum e instalada no Monte Rushmore. Quando David pergunta ao pai o que ele acha das efígies, a resposta de Woody é hilária:
— Parece inacabado. Parece que alguém se cansou de fazer. Washington é o único vestido; eles são meio grosseiros. O Lincoln nem tem uma orelha. Pronto. Está visto!
Stardust Motel, em Rapid City
A dupla para neste motel para passar a noite (520 East North Street, Rapid City). Woody sai sem ser visto, bebe e volta para o quarto com a cabeça sangrando e sem os dentes. O médico que o atende recomenda descanso de 24 horas. Por causa disso, David decide parar na casa dos tios, em Hawthorne. Antes, porém, eles vão procurar a dentadura do idoso nos trilhos de uma linha de trem, onde Woody caiu quando retornava para o motel.
Hawthorne: Plainview, Nebraska
A cidade natal de Woody e seus irmãos foi ambientada em Plainview, uma cidadezinha do Estado de Nebraska que parece ter parado no tempo.
Pai e filho passam o sábado e o domingo na cidade, antes de seguirem viagem para Lincoln. Apesar de não gostar de estar ali, Woody faz um passeio com David para rever os locais que frequentava quando jovem e tentar encontrar algum conhecido daquela época.
Algumas locações desse filme estão na rua principal da cidade, a Locust Avenue.
O Sodbosters Bar, onde pai e filho tomam cerveja juntos, se chama Keystone Bar e fica no nº 316 da West Locust Ave.
No Blinker Tavern, no nº 401 da mesma rua, Woody reencontra Ed Pegram. E, cenas depois, passará por uma situação humilhante envolvendo esse mesmo personagem. Atualmente, o local é ocupado por um hotel e uma loja de antiguidades.
O Hawthorne Republican, jornal de propriedade da Sra. Peg Nagy, foi filmado no Plainview News (508 W Locust Ave). Essa ex-namorada de Woody só o verá quando ela estiver saindo do Mitch's Food Center (309, West Locust Ave), numa cena breve, mas memorável, pela troca de olhares entre os dois (que, na minha interpretação, refletia o pensamento do que a vida poderia ter sido se ambos tivessem ficado juntos).
Lincoln, Nebraska
Nesta cidade moderna, pai e filho passam pela O Street Bridge e seguem para o escritório do CMP Marketing.
Nebraska: Comentários
![]() |
| Belas cenas do filme de Alexander Payne, feitas em lugares no caminho entre Montana e Nebraska (Divulgação). |
O roteiro de Nebraska foi criado por Bob Nelson e oferecido a Alexander Payne para filmá-lo. Esse filme tem uma fotografia linda, em preto e branco, e uma trilha sonora muito bem escolhida.
Pelo papel de Woody Grant, Bruce Dern concorreu como Melhor Ator tanto ao Oscar como no Festival de Cannes, em 2014; vencendo este último.
Antes de Nebraska, Alexander Payne já havia filmado dois outros sucessos sobre rodas: As Confissões de Schmidt (2002), com Jack Nicholson no volante; e Sideways: Entre Umas e Outras (2004), com Paul Giamatti e Thomas Haden Church fazendo a rota dos vinhos no entorno de Santa Bárbara, na Califórnia. O diretor também já tinha colocado uma turista americana para visitar a Cidade Luz em Paris, Eu Te Amo (2006). Ou seja, esse entende de realizar boas viagens e colocá-las à serviço do cinema. Meu tipo favorito de filme 😉!
👀Se desejar, leia este post sobre o filme Nebraska, do blog Cinema sem Pipoca.



Comentários
Postar um comentário
Fale conosco