"Um Escândalo em Belgravia" (2012) — Sherlock

Cena do episódio "Um Escândalo em Belgravia" na série "Sherlock" e lugares de Londres exibidos nele.
Cena de "Um Escândalo em Belgravia" na série "Sherlock" (Divulgação) e lugares de Londres exibidos nele (Fran Mateus).

Um Escândalo em Belgravia: Resumo do episódio

A história de Um Escândalo em Belgravia (A Scandal in Belgravia, 1º episódio da 2ª temporada de Sherlock) começa imediatamente após o final de O Grande Jogo. Nela, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) é apresentado à única mulher que conseguiu passar a perna nele (pelo menos, temporariamente) e despertar a sua atenção e admiração Irene Adler (Lara Pulver). 

Na trama, Sherlock Holmes é chamado para recuperar o que quer que exista sob o poder de Adler e, com isso, evitar um escândalo na casa da família mais poderosa do Reino Unido. O que o detetive da Baker Street ainda não sabe é que dominatrix profissional já se consultou com o vilão Jim Moriarty (Andrew Scott) e preparou-se para enfrentá-lo de igual para igual.

Tal como acontece no conto Um Escândalo na Boêmia, de Arthur Conan Doyle, no qual essa história foi inspirada, Irene Adler tem documentos que comprometem um membro da realeza europeia e não deseja se desfazer deles. Diferente do conto, a personagem da série de TV está disposta a ganhar muito dinheiro com o material que tem em seu poder.

Um Escândalo em Belgravia: Locações em Londres

Palácio de Buckingham

Sherlock Homes e Dr. Watson (Martin Freeman) são levados ao Buckingham Palace para encontrarem-se com Mycroft (Mark Gatiss) e o funcionário da realeza Harry (Andrew Havill) e saberem qual é o problema que precisam investigar (Metrô Green Park).

Detalhe: A cena feita no interior do Palácio de Buckingham foi filmada no Drawing Room do Goldsmiths Hall, um edifício luxuoso que fica na City (Metrô St. Paul).

Residência de Irene Adler

"A Mulher", como Sherlock se refere a Irene Adler, mora num dos endereços mais nobres da capital londrina, o bairro de Belgravia. É para lá que Sherlock e John se dirigem à procura do aparelho celular da dominatrix, onde estão guardados as tais informações comprometedoras (44 Eaton Square; metrô Sloane Square).

Quando estão conversando com Adler, Holmes e Watson são surpreendidos por homens da CIA americana, quem também querem o aparelho celular, fazendo Holmes suspeitar que o que Irene possui são informações mais sérias do que Mycroft fez parecer.

Battersea Power Station

Com a ajuda de Moriarty, Irene simula a própria morte e se esconde por um tempo. Quando volta a Londres, ela reaparece para John Watson no interior da Battersea Power Station. Sherlock segue o amigo e descobre que foi enganado por Adler, o que o deixa totalmente ofendido e magoado.

Na época das gravações, a gigante Battersea Power Station, localizada às margens do Rio Tâmisa, era uma termoelétrica desativada. Hoje, ela é um luxuoso shopping center, do tipo que dá vontade de voltar várias vezes para passear dentro e no entorno dele (Metrô Battersea Power Station).

St. Paul Cathedral & Peter´s Hill

Aborrecido por ter sido enganado, mas contente por saber que Adler não morreu, Sherlock responde, peça primeira vez, uma mensagem dela, mostrando um sinal de fraqueza há muito tempo esperado por ela e Moriarty.

Quando Irene recebe a mensagem de Holmes, ela está no calçadão de Peter 's Hill, de costas para a St. Paul Cathedral e a caminho da Millenium Bridge (Metrô Mansion House).

Parliament Square

Irene vai à Baker Street e começa um jogo de sedução com Sherlock. Ele, lisonjeado e acreditando nela, ajuda-a a decifrar uma mensagem que está em seu celular.

A mulher envia a informação para Moriarty; e este, começa a chantagear Mycroft Holmes. Quando faz isso, o vilão está na praça do Parlamento, aos pés da estátua de Winston Churchill (Metrô Westminster).

Speedy’s Café

Obviamente, essa é uma história de Sherlock Holmes e ele, de alguma forma, irá conseguir resolver o problema que criou para o irmão e o Governo do seu país.

Dias depois, John Watson ouve de Mycroft Holmes, numa mesa do Speedy's, o novo paradeiro de Irene Adler que deve ser repassado para Sherlock Holmes (187 North Gower Street; metrô Euston Square).

Sherlock finge acreditar na história e pede o aparelho celular de Irene para guardar de recordação (talvéz para lembrá-lo, assim como acontece no conto de Doyle, do quanto ele substimou outra pessoa; em particular, aquela mulher).

Sherlock: Créditos

Os roteiros dos episódios da série Sherlock (2010 - 2017) foram criados por Steven Moffat e Mark Gatiss, para a rede BBC, baseados nos escritos originais de Arthur Conan Doyle.

Pós-Créditos

💖 Um Escândalo em Belgravia é, na minha opinião, o melhor episódio da série Sherlock todas as temporadas.

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago" (2007), filme de primeira e locações em Curitiba

"Na Natureza Selvagem" (2007): Uma aventura pelos Estados Unidos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

"Blow-Up — Depois Daquele Beijo" (1966) em Londres

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"De Olhos Bem Fechados" (1999) em Londres

"Amor Sem Escalas" (2009) nos Estados Unidos

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)