 |
Cena do episódio A Queda de Reichenbach (crédito: BBC). Locações em sentido horário: a Torre de Londres, o belo prédio do Diogenes Club e o Hospital Barts em dois momentos; num deles, fãs simulam a queda de Sherlock na frente do prédio (Fotos: Fran Mateus).
|
Este episódio mostra que, graças ao blog de John Watson (Martin Freeman),
Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) se torna famoso e vira peça chave na solução de crimes problemáticos, dentro e fora do Reino Unido. O problema é que esse sucesso todo causa problemas aos negócios de
Jim Moriarty (Andrew Scott) e de sua rede de criminosos. Por isso, o vilão elabora um plano para colocar o rival em descrédito e causar a sua morte.
Os fãs do detetive que leram sobre sobre este momento fatídico no conto de
Arthur Conan Doyle,
O Problema Final (1893), devem ter sofrido, mais uma vez, ao verem Sherlock Holmes ser obrigado a fazer o mesmo na série de tevê. Ainda bem que, tanto na literatura como na televisão, a história do detetive-consultor mais famoso de todos os tempos ainda tinha o que contar (mas este é um assunto para o próximo post).
Locações de A Queda de Reichenbach
Local onde Moriarty inicia o seu plano de vingança e manda uma mensagem para Sherlock:
"Venha brincar". Na cena, o que se vê da Torre de Londres é o seu exterior (Metrô Tower Hill). As imagens da Jewel House foram rodadas no
Castelo de Cardiff, no
País de Gales (Castle Street).
A corte criminal onde o julgamento de Moriarty é realizado fica próxima da Royal Court of Justice, nas imediações da Fleet Street (Metrô St. Paul).
O clube privado do qual Mycroft (Mark Gatiss) é membro foi ambientado no prédio da
British Academy e aparece na cena em que ele e John conversam sobre a segurança de Sherlock (Metrô Charing Cross).
Na literatura, Holmes e Moriarty caem juntos nas
Cataratas de Reichenbach, localizadas em Meiringen, na
Suíça; já na tevê, o palco da morte deles é o topo do
Hospital St. Bartholomew (Barts, para os londrinos), uma das locações mais famosas da série (West Smithfield; metrô Barbican).
A escola St. Aldate, onde Sherlock encontra as crianças sequestradas por Moriarty, foi filmada na mansão
Tredegar House (Jamaica Circus, Duffryn); e a sepultura do detetive, visitada por John e a Sra. Hudson, foi filmada no St. Woolos Cementery (48 Bassaleg Road).
Confira o guia de viagem Londres de Sherlock Holmes, com fotos e informações sobre os lugares exibidos nas histórias de Conan Doyle, na série Sherlock e em muitas produções de cinema. Ele foi publicado pela Cinetour Publishing e está disponível na Amazon: link.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco