Na Londres de Sherlock: A Queda de Reichenbach

Cena do episódio A Queda de Reichenbach (crédito: BBC). Locações em sentido horário: a Torre de Londres, o belo prédio do Diogenes Club e o Hospital Barts em dois momentos; num deles, fãs simulam a queda de Sherlock na frente do prédio (Fotos: Fran Mateus).


Viagem de Cinema apresenta A Queda de Reichenbach (The Reichenbach Fall), o 3º episódio da 2ª temporada da série de tevê Sherlock (BBC).

Este episódio mostra que, graças ao blog de John Watson (Martin Freeman), Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) se torna famoso e vira peça chave na solução de crimes problemáticos, dentro e fora do Reino Unido. O problema é que esse sucesso todo causa problemas aos negócios de Jim Moriarty (Andrew Scott) e de sua rede de criminosos. Por isso, o vilão elabora um plano para colocar o rival em descrédito e causar a sua morte. 

Os fãs do detetive que leram sobre sobre este momento fatídico no conto de Arthur Conan DoyleO Problema Final (1893), devem ter sofrido, mais uma vez, ao verem Sherlock Holmes ser obrigado a fazer o mesmo na série de tevê. Ainda bem que, tanto na literatura como na televisão, a história do detetive-consultor mais famoso de todos os tempos ainda tinha o que contar (mas este é um assunto para o próximo post).

Locações de A Queda de Reichenbach

London Tower (Torre de Londres)

Local onde Moriarty inicia o seu plano de vingança e manda uma mensagem para Sherlock: "Venha brincar". Na cena, o que se vê da Torre de Londres é o seu exterior (Metrô Tower Hill). As imagens da Jewel House foram rodadas no Castelo de Cardiff, no País de Gales (Castle Street).

The Old Bailey

A corte criminal onde o julgamento de Moriarty é realizado fica próxima da Royal Court of Justice, nas imediações da Fleet Street (Metrô St. Paul).

The Diogenes Club

O clube privado do qual Mycroft (Mark Gatiss) é membro foi ambientado no prédio da British Academy e aparece na cena em que ele e John conversam sobre a segurança de Sherlock (Metrô Charing Cross).

Hospital St. Bartholomew (Barts)

Na literatura, Holmes e Moriarty caem juntos nas Cataratas de Reichenbach, localizadas em Meiringen, na Suíça; já na tevê, o palco da morte deles é o topo do Hospital St. Bartholomew (Barts, para os londrinos), uma das locações mais famosas da série (West Smithfield; metrô Barbican).

Newport, País de Gales

A escola St. Aldate, onde Sherlock encontra as crianças sequestradas por Moriarty, foi filmada na mansão Tredegar House (Jamaica Circus, Duffryn); e a sepultura do detetive, visitada por John e a Sra. Hudson, foi filmada no St. Woolos Cementery (48 Bassaleg Road).

👀Saiba mais sobre a Londres de Sherlock Holmes:

Confira o guia de viagem Londres de Sherlock Holmes, com fotos e informações sobre os lugares exibidos nas histórias de Conan Doyle, na série Sherlock e em muitas produções de cinema. Ele foi publicado pela Cinetour Publishing e está disponível na Amazon: link.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)

Lugares dos filmes de Woody Allen que fecharam as portas

Viagem de Cinema: "Na Estrada" (2012)

Viajando com os filmes de Sofia Coppola

Viagem de Cinema: "On the Rocks" (2020)

Viagem de Cinema: "Central do Brasil" (1998)

VC apresenta "Um Lugar Qualquer" (2010)

Celebrando Woody Allen e seus filmes 🎂🍷🎈🎬🎷!

Viagem de Cinema: "Terra Estrangeira" (1995)

Viagem de Cinema: "A Very Murray Christmas" (2015)