Na Londres de Sherlock: O Problema Final

![]() |
Cena do episódio O Banqueiro Cego (crédito: BBC). Locações em sentido horário: Tower 42, Trafalgar Square, Chinatown, Southbank Skate Park e Hungerford Bridge. (Fotos: Fran Mateus) |
Viagem de Cinema apresenta O Banqueiro Cego (The Blind Banker) o 2º episódio da 1ª temporada da série de tevê Sherlock (BBC).
Neste episódio, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) é chamado pelo ex-colega Sebastian (Bertie Carvel), para desvendar o mistério em torno da invasão ao banco de investimentos Shad Sanderson e de um estranho código deixado numa das salas do local. Quando Sherlock e Dr. Watson (Martin Freeman) passam a investigar o caso, eles se veem envolvidos numa rede de contrabando de objetos históricos valiosos, oriundos da China e negociados no mercado negro europeu.
Esta história foi inspirada, parcialmente, no conto O Ritual Musgrave, de Arthur Conan Doyle. Nele, um colega de Holmes, Reginald Musgrave, tem um funcionário traidor trabalhando para ele e querendo roubar-lhe um objeto valioso.
Parte das cenas desta história foram rodadas em Londres; a outra parte, em Cardiff e Newbridge, no País de Gales.
O arranha-céu Tower 42 ambienta o Shad Sanderson. Nele, Sherlock e John conversam com Sebastian e fazem uma inspeção inicial nas instalações do banco; especialmente, nas janelas (25 Old Broad Street; metrô Liverpool Street).
De uma janela do Shad Sanderson (o Tower 42), Sherlock observa a paisagem da City londrina, com destaque para o famoso edifício The Gherkin, cujo formato lembra o de um pepino (30 St. Mary Axe; metrô Liverpool Street)
Sherlock e John procuram por pistas deixadas pelo falecido funcionário do banco — e ex-contrabandista — Edward Van Coon (Daniel Percival) na Gerrard Street (Metrô Leicester Square).
Detalhe: a cena em que a dupla entra na loja Lucky Cat foi feita em Newport, no País de Gales (183 Upper Dock Street).
Acompanhado de John, Sherlock chega nesta que é uma das praças mais famosas de Londres, caminha em direção à National Gallery, desvia dela e vai até os seus fundos para falar com Raz (Jack Bence), um pichador especialista em cores de tintas (Metrô Charing Cross).
Quando Raz descobre o local onde encontrar a tinta suspeita que interessa a Sherlock Holmes, ele guia o detetive-consultor e John Watson por esta ponte até o local da evidência criminal (Metrôs Embankment ou Waterloo)
O Undercroft Skate Space é uma praça de skatistas frequentada por Raz e onde ele encontrou mensagens codificadas e pintadas na cor amarela que tanto interessava a Holmes (Southbank Centre; Metrô: Waterloo)
No País de Gales foram feitas as cenas da National Antiquities Museum, onde Soo Lin Yao (Gemma Chan) e Andy (Al Weaver) trabalhavam; a locação real é o National Museum Cardiff, localizado no Cathays Park. Na mesma cidade foram rodadas as sequências que acontecem na biblioteca West Kensington Lybrary; sendo, na verdade, a Cardiff Central Library, localizada em The Hayes.
Na cidade de Newbridge foram realizadas as cenas da exibição chinesa 'prestigiada' por John, Sarah e Sherlock, cujas filmadas no Newbridge Memorial Hall (High Street).
Confira o guia de viagem Londres de Sherlock Holmes, com fotos e informações sobre os lugares exibidos nas histórias de Conan Doyle, na série Sherlock e em muitas produções de cinema. Ele foi publicado pela Cinetour Publishing e está disponível na Amazon: link.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco